Prevenção de Acidentes

  • Nossa frota de veículos passa por revisões preventivas e corretivas para garantir a segurança de todos e a tranqüilidade no trânsito.As manutenções corretivas são feitas durante o dia, tanto na oficina da empresa quanto ao longo de nossos itinerários, com o apoio de veículos de socorro específicos.

  • Durante a noite, são realizadas todas as manutenções preventivas em nossos veículos, tais como revisão mecânica, revisão elétrica, revisão de molas, revisão pneumática, revisão de lanternagem e revisão de pintura, dentre outras. Além disso, todos os nossos veículos passam por limpeza geral durante a noite. Além destas revisões internas, nossos veículos também recebem anualmente o certificado de aprovação nas vistorias obrigatórias do DETRAN e da SUBTU, conforme a legislação em vigor.

  • Além de atuarmos com o objetivo de manter nossa frota atual, a Viação Ideal também está trabalhando no sentido de modernizar seus veículos. Desde 2006, já foram 60 novos ônibus 0 KM adquiridos, compatíveis com o estado da arte em termos de tecnologia (chassis eletrônicos, vistas eletrônicas, carrocerias modernas, etc).

  • Nossos motoristas passam por um rigoroso processo de seleção, são orientados e treinados a operar os veículos com competência técnica e segurança e participam do Programa Motorista Cidadão (curso realizado em parceria com a Fundação Getúlio Vargas), que busca atingir a excelência no atendimento aos nossos clientes.

  • Recrutamento e Seleção: A Viação Ideal mantém em seu quadro uma equipe multidisciplinar (Médico, Psicólogo e Instrutor formado pelo DETRAN/RJ) com o objetivo de realizar avaliação psicológica, avaliação médica, teste prático de direção e levantamento quanto a infrações de trânsito. Entendemos que o trânsito e nossos clientes precisam e merecem contar com profissionais equilibrados e adaptados às responsabilidades que o transporte de vidas humanas exige.

  • Treinamento: Todos os nossos motoristas e cobradores passam por diversos estágios de treinamento. Alguns treinamentos ocorrem antes que assumam suas funções (Treinamento Admissional), outros são para fins de aperfeiçoamento, quando já estão atuando (Treinamento de Reciclagem), e há ainda aqueles que visam corrigir alguma falha na técnica ou na conduta operacional e/ou de atendimento (Treinamentos Corretivos).

  • Durante o treinamento pré-admissional, os motoristas recebem informações quanto à direção preventiva, normas de circulação e conduta, leis de trânsito, sinalização, meio ambiente e cidadania, além de cumprirem carga horária de treinamento prático, o que permite uma avaliação constante quanto à apreensão dos conteúdos teóricos abordados. Já os cobradores recebem informações quanto ao atendimento ao cliente, trabalho em equipe e postura profissional.

  • Ao longo de sua permanência na Empresa, motoristas e cobradores participam de cursos de atualização. A cada ano temos em nosso cronograma um mínimo de 2 seminários para motoristas e 1 seminário para cobradores, quando são abordados temas relativos ao atendimento ao cliente, prevenção de acidentes, qualidade de vida, motivação e procedimentos operacionais, dentre outros.

  • Quando um funcionário comete alguma falha e sempre que as estatísticas emitidas pelo serviço de atendimento ao cliente (SAC) apontam para a necessidade de melhorias em alguma linha ou setor, são realizados treinamentos de reciclagem, visando corrigir de maneira pontual um determinado problema.

  • Em Abril de 2006 a Viação Ideal aderiu ao Programa Motorista Cidadão, uma iniciativa da Rio Ônibus em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, cujo programa de treinamento foi formulado a partir da necessidade de promover uma interação mais respeitosa e solidária em relação ao público e ao trânsito. O conteúdo deste programa é voltado para a excelência no atendimento, permitindo aos rodoviários envolvidos uma profunda reflexão e mudanças positivas de atitude.

  • Hoje, contamos com cerca de 50% do efetivo de motoristas da empresa já certificados pela Fundação Getúlio Vargas neste programa, que continua em andamento promovendo o treinamento dos demais funcionários

Clique aqui e veja o que você pode fazer!